quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Propaganda, pode! Menos política, aí não dá!


A onda agora é reclamar das propagandas políticas nas redes sociais. Toda hora tem alguém compartilhando "Facebook não é palanque", "Contra propaganda on-line!", "Proibição de campanha nas redes sociais!". A minha pergunta é simples: porquê só propaganda política que não pode?

Eu me incomodo com isso também, igual eu me incomodo com mais um kg de coisa que eu vejo no Facebook, mas de se sentir incomodado a querer proibir essas coisas... bem, eu acho isso sem sentido. Eu acho que o direito de liberdade de expressão é absoluto e se alguém quer demonstrar o apoio dele a candidato X, ele tem todo direito de fazer isso!

Candidato X pode ter uma assessoria de imprensa que trabalha com a campanha dele nas redes sociais, postando fotos, "santinhos", fazendo enquete, ou seja, executando o devido trabalho. As redes sociais hoje são uma ferramenta importante de comunicação, é besteira de qualquer político não utilizar uma ferramente tão grande quanto as redes sociais para fazer a campanha dele. E sim, ele tem total direito de fazer isso.

Uma coisa que eu acho engraçado é ler "Contra a propaganda política no Facebook!" seguido de uma postagem assim, no mesmo perfil:


Ah, então tudo bem! Política não pode, mas "Butiquim Samba Club" não tem problema porque, veja bem, não é uma propaganda... é um convite, sabe... e é samba, todo mundo gosta de samba... é divertido!

NÃO, EU NÃO GOSTO DE SAMBA E ISSO É PROPAGANDA TAMBÉM! Porque não escreve lá "Contra a propaganda de bares no Facebook!"? Se o Butiquim pode ter a propaganda dele divulgada sem dor de cabeça, candidato X pode também! "Ai, mais eu não gosto de política e não tenho que ser obrigada a ver propaganda deles!". Eu não bebo e fui obrigado a ver sua propaganda de bar. "Mas você não precisa beber se for no bar, tem refrigerante!". E você não precisa votar no cara, tem outros candidatos! 

E não para por aí, por que eu já vi o mesmo perfil publicar em sequência "Deus me livre de propaganda de político aqui!" e postar isso em sequência:


Novamente, política não pode, mas religião não tem problema! E é propaganda religiosa sim! A imagem foi feita e divulgada pela Canção Nova e é uma forma de propaganda! Novamente, se o candidato X não pode ter propaganda na internet, Canção Nova também não pode! São Miguel Arcanjo que me desculpe, mas meu Facebook não é igreja! Não é assim que funciona?

Então quem fica reclamando de propaganda em rede social que preste muita atenção! Você proibir o que você não gosta, vetando direitos de outros, simplesmente porque você não gosta, é censura! A sua liberdade de postar propaganda de bar e de igreja é a mesma de outra pessoa apoiar um político! Respeite a liberdade de expressão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário