quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Jeitinho brasileiro a nível profissional!


A cultura brasileira é uma coisa engraçada. Vemos em vários lugares a exaltação ao "jeitinho brasileiro", a malandragem que só o nosso povo tem, o quanto somos espertos e que a gente deveria se orgulhar disso. Nenhum outro lugar do mundo tem habitantes tão criativos quanto os brasileiros!

Não tem internet? Pega o sinal da wi-fi do vizinho! Não tem televisão por assinatura? Faz um "gato" ali e resolvido! O guarda pegou? Dá uma graninha pra ele e segue seu caminho! 

A cultura brasileira trata regras e leis como se não fossem nada. Sabe qual é a diferença de um placa de "proibido estacionar" e nada no centro de Cuiabá? Nenhuma. Se brincar, o sujeito para embaixo da placa e na hora de ir embora ainda sai cantando vitória porque não aconteceu nada com ele. E a pior parte é a seguinte: se o policial multa ou mandar guinchar o carro, o cidadão fica puto! O cara fica fodido da cara! Isso é um absurdo! Seguir a lei? Fazer o certo? "O senhor está me punindo porque eu fiz algo errado, seu guarda? Qual é o seu problema?!".

Trânsito é bacana analisar, eu acho que as fabricantes de carro deveriam transformar as setas dos carros em itens opcionais, porque aí o povo usa! "Saca só, meu carro tem seta! O seu não tem, pobre!". Esse lance de setas serem obrigatórias não está funcionando. Convenhamos, é muito mais fácil só fazer a curva e fechar todo mundo do que todo aquele trabalhão de dar o sinal, não é? 

O único atropelamento que eu vi na minha vida a mulher estava na faixa de pedestres, com o sinal para ela atravessar aberto, então, logicamente, o sinal para os carros estava fechado. Aí o sujeito com uma S-10 atravessou o sinal fechado como se não fosse nada e acertou a moça, mandou ela bem longe da faixa, acho que a pior cena que eu já presenciei. O que me deixa revoltado é que se o espertalhão da S-10 só tivesse um mínimo de educação e tivesse parado no sinal, não tinha atropelado a mulher.

Essa semana um cara que estava conversando comigo disse que era instrutor de auto-escola, aí a conversa foi mais ou menos assim:
-Você tem carteira? - disse ele
-Sim, tirei aqui em Cuiabá.
-Pagou quanto?
-Como?
-É, aqui o jeito mais fácil que tem é pagando.
-Cara, o exame é ridículo, é só ir na rotatória e voltar, pra que eu iria comprar minha carteira?!
-Pois é! Mas a galera compra! Compra muito! É bom, por que eu tiro bastante com isso. Eu olho pra pessoa, vejo se ela parece que tem dinheiro, se parecer eu cobro uns mil, mil e duzentos reais. Se não parece, aí só uns oitocentos.
-E fica tudo contigo?
-Não, não. De mil, uns seiscentos reais eu gasto lá no Detran, com examinador e a galera da papelada.
Um pouco depois dessa conversa o cara começou a reclamar do Governo.



Cara, os políticos não vem de Nárnia! Os caras não são trazidos de alguma galáxia muito muito distante! Diabos, eles nem vêm do país do lado! ELES VEM DO POVO! Eles saem do mesmo lugar que estamos! O cara chega lá em cima com o mesmo pensamento retardado de quem comprou a carteira de motorista, de quem suborna o guarda e do guarda que aceitou o suborno, mesmo pensamento idiota do cara que estaciona em lugar proibido e do imbecil que atropelou a mulher! 

Sim, a política do Brasil é uma vergonha. Sim, os caras roubam um absurdo. Não, não dá pra confiar nos políticos. Sim, horário eleitoral é uma merda e os caras mentem sem nem ter vergonha na cara. Tudo verdade, eu não discuto com isso.

O político é o seu vizinho que rouba wi-fi, só que com poder! Na minha opinião, o político é só um cidadão que resolveu levar o "jeitinho brasileiro" como profissão. O cara que levou as últimas consequências a nossa cultura. O sujeito que rouba milhões lá em cima começou roubando pouco aqui embaixo. Mas enquanto ele "rouba pouco aqui embaixo" é aceitável, é malandragem e isso é bacana. 

Por meio de esquemas e "jeitinho brasileiro" o cara chegou no nível épico de malandragem e hoje faz isso aí que a gente vê. Vota em leis conforme pagamento, superfatura todo o possível, comanda votos de empregados do Governo, aumenta o próprio salário absurdamente e ainda sai pra apertar a mão do povo nas eleições.

A diferença desse cara para o sujeito que viaja pela Empresa em que trabalha, chega no hotel e consome o frigobar inteiro, na saída pede pro cara do hotel aumentar um pouco mais o gasto na nota fiscal e fica com a diferença é só o tamanho da conta! São safados e desprezíveis no mesmo nível!

E você, sujeito que vendeu o seu voto, é tão ruim quanto! Espertão, né? Ganhou dinheiro nas eleições! O candidato bobão foi lá, ofereceu uma grana, você pegou e nem votou no cara, você é realmente esperto! Isso é crime! Você deveria denunciar o candidato! 


Sabe quando a gente diz que tentar resolver os problemas da Educação no Brasil não tem que ser na Universidade e sim no Ensino Fundamental? É a mesma coisa, para mim. Não há condições de se ter políticos melhores enquanto a gente valorizar essa cultura do "jeitinho brasileiro". Enquanto não for ensinado e posto em prática que a recompensa vem pelo correto e quem fizer errado sofrerá as consequências, a gente não vai para a frente. Enquanto a malandragem der mais lucro do que o trabalho o honesto, a gente vai continuar nessa situação deplorável. 

Eu espero que a população tome vergonhe na cara, mude esses comportamentos e pare de se orgulhar de fazer coisa errada. Aí sim, eu acredito, que teremos uma representação política adequada e poderemos esperar por um futuro melhor.

E pra terminar, ficará essa imagem aqui:


Um comentário: