Eu ia voltar aqui com uma série especial de textos. Seriam pelo menos três textos educativos, rápidos e fáceis de serem compreendidos. Mas então chegou o dia 20 de Novembro, dia da Consciência Negra e a internet é tomada por uma leva de preconceito velado. Já li cada coisa absurda que eu achei mais urgente escrever sobre isso agora. A minha série bonitinha especialmente programada ficará para ainda mais tarde.
Então, como já mencionado, hoje é o Dia da Consciência Negra, feriado em alguns lugares e em outros não - aqui em Cuiabá é. Qual a razão dessa data?
É comemorado no dia 20 de Novembro por causa de Zumbi dos Palmares, que morreu no dia 20 de Novembro de 1695. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, que fora formado por negros escravos que conseguiam fugir, a estimativa é que tinham cerca de trinta mil pessoas. Ele desafiou a Coroa Portuguesa e manteve a resistência do Quilombo. Quinze anos após ter assumido a liderança de Palmares, teve o local invadido e destruído pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho, em 6 de fevereiro de 1694. Ele foi ferido nessa invasão, mas conseguiu fugir. Posteriormente ele foi traído por Antonio Soares, "amigo" dele, e fora surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça, sendo apunhalado na batalha. Resiste quase dois anos ainda, quando é morto junto com um grupo de vinte guerreiros. Zumbi teve a cabeça cortada e salgada, enviada para o governador Melo e Castro e exposta em praça pública, para acabar com a fama de imortal que ele tinha adquirido.
Em 14 de março de 1696, o governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, escreveu ao rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares.".
Relacionado as controvérsias - acredita-se que dentro dos quilombos havia também um sistema que contava com escravos, Zumbi inclusive sendo senhor de vários e que ele se tornou líder após o rei Ganga-Zumba ter sido envenenado.
Segundo Jorge Landmann, no livro "Tróia Negra - a saga dos Palmares", o sistema de escravos que acontecia nos quilombos era diferente do praticamente pelo brancos. A prática geralmente é considerada um conservadorismo africano, mantendo o sistema social que existia na África, com as classes sociais como escravos, soldados, generais e Reis. O sistema de escravos presente lá era diferente no sentido de que o escravo era visto como parte integral da casa do Senhor, basicamente como acontecia na Grécia Clássica.
"Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra." - Carneiro, Edison. O Quilombo dos Palmares, Editora Civilização Brasileira, 3a ed., Rio, 1966, p. 35.
Então qual o objetivo da data?
Refletir sobre tudo o que os negros passaram por aqui, parar pra pensar em toda a contribuição da cultura negra, de toda a influência que eles tiverem e tem na formação da cultura brasileira, seja contribuição na área gastronômica, artística e ou religiosa. É inegável que o Brasil tem uma cultura mista e é influenciado fortemente pela cultura africana, eu considero ridícula qualquer tentativa de diminuir isso.
O objetivo é não esquecer que cenas como aquela retratada ali cima foram comuns, que a maioria dos negros que aqui chegaram passaram por isso, que não seja esquecida e ignorada toda a história brutal desses povos africanos, que a gente não feche os olhos e bloqueie todo o acontecido.
Eu concordo integralmente com o que a Melhor Namorada do Mundo, Nealla Machado, disse - "Eu acho importante pelo fato da lembrança histórica de todas as injustiças sofridas pelo povo negro. Do mesmo jeito que os judeus lembram do holocausto, que os japoneses tem o memorial da bomba atômica, é importante que a herança da escravidão esteja presente na memoria coletiva de todos, foi uma das maiores atrocidades da histórias da humanidade e temos que tratar isso como tal, não como uma coisinha sem importância"
Aí a gente lê isso aqui ó - "Consciência Negra é mais um título para diferenciar negros de brancos ou afro-descendentes de europeu-descendentes, agora te pergunto, quem está cometendo racismo ou elitismo, que seja, nesse caso? Vamos criar o dia da Consciência Branca também?"
VOCÊ ESTÁ SENDO RACISTA, SEU ANIMAL! Não tem nem o interesse de procurar o motivo da data e sai falando merda! É por causa de gente imbecil igual você que precisa de um dia desses! Caralh*, viu!
Mas vamos por partes, vamos começar por aqui ó - "(...) é mais um título para diferencias negros de brancos" - primeiro que não é título, ninguém é o Senhor Dia da Consciência Negra, segundo que existem diferenças sociais SIM! É hipocrisia da sua parte dizer que não! É observável que a maioria da população negra vive mal no nosso país, tem acesso a educação de pior qualidade (abraço, "presidenta" Dilma), isso quando tem, mora em regiões de maior perigo - como favelas e até mesmo nas ruas - e sofre SIM com o preconceito! E sim, com certeza essa população miserável está sendo "elitista" porque tem um dia dedicado a memória histórica dos negros... gênio!
E agora a melhor parte! "(...)Vamos criar o dia da Consciência Branca também?"
Sim! Vamos criar o Dia da Consciência Branca, porque todo mundo sabe o quanto é difícil ser branco na nossa sociedade! A gente precisa de um dia para que todos parem e vejam todas as mazelas da nossa sociedade que diminuem o branco! A gente precisa conscientizar a população do tanto que é ruim ter a maior parte do dinheiro do país, do quanto é horrível ter capacidade de proporcionar a educação em um colégio particular para os filhos, da merda que é não sofrer preconceito, do quanto é terrível conseguir pagar plano de saúde e ser considerado o padrão de beleza da sociedade, é foda não ser considerado bandido só porque é branco, é complicado não apanhar da polícia só porque você é branco. É clara a necessidade de um Dia da Consciência Branca.
"E para a sua informação, isso foi sarcasmo" - Sheldon Cooper, PhD.
E sabe do que mais? Contra um dia da Consciência Negra o sujeito é contra, agora quando o feriado é esse aqui:
Aí não tem problema. Sexta-feira Santa por causa de um mito é OK. Natal por causa do nascimento de um aglomerado de crenças pagãs num sujeito só é OK. Dia da Padroeira do Brasil, figura de um livro de história de mais de 2 mil anos que representa a mãe de outro personagem do mesmo livro, tudo bem, OK. Porque sabe como é, como não existe absolutamente nenhuma comprovação de nenhuma das histórias de lá, nem de Jesus, é mais do que justo que a gente se lembre dessas histórias!
E eu também tenho certeza de que o senhor canta o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana para poder parar no feriado da Independência com a consciência limpa.
Agora faça um dia em memória de FATOS como a escravização dos negros ou dos reais problemas de uma população e pronto, temos um problema!
Tá louco, viu...